Tudo que você precisa saber sobre como fazer pequenas reformas em casa

Com os acontecimentos que assolaram o mundo nos últimos tempos, temos vivido e ficado mais dentro de nossas casas do que fora. Isso forçou a população a reformular alguns hábitos e até algumas atividades, que antes eram delegadas para terceiros, que começaram a ser feitas pelos próprios interessados.

Uma dessas atividades, que vem se tornando cada vez mais habitual, é a de fazer as reformas em casa com as próprias mãos. Começando com a popularização do conceito de “DIY”, termo inglês para “Do It Yourself”, ou, “faça você mesmo” em português. A sigla é utilizada em conteúdos da internet, em que são ensinadas ideias criativas para realizar pequenas reformas ou mudanças dentro da sua própria casa.

Juntando o tempo a mais que a população começou a ficar em casa com as atividades que podem ser aprendidas por praticamente qualquer pessoa, a tendência se mostrou como um grande alívio para o tédio e também para o bolso de quem resolveu se aventurar. 

Pensando nesse quesito, trouxemos algumas dicas que ajudarão definitivamente você a mudar o visual da sua casa. Então pega o papel e a caneta e vamos lá.

Levantando as Opções

Primeiramente é interessante você saber o que dispõe para começar. Faça uma varredura de materiais, tintas, itens perdidos em caixas guardadas, tecidos, entre outros. Separe o que pode ser útil, tanto para decorar, quanto para reformar, e comece a deixar sua criatividade fluir. Aproveite também esse momento para separar o que já não te serve, podendo doar para a quem pode ser útil ou simplesmente descartar e liberar mais espaço.

Tenha em mente o local por onde você vai começar a sua reforma. Escolha um móvel, um objeto danificado, uma parede, ou comece pelos cômodos como banheiro, cozinha, quarto, sala, garagem ou jardim, e foque seus esforços nesse ponto. Lembre-se dos itens que foram separados e avalie se cabe utilizar algum deles nesse processo. 

DIY: Faça você mesmo – a sua reforma

Agora que você já tem em mente o local que vai começar e os itens que vai precisar, vamos trazer algumas ideias para deixar seu processo ainda mais divertido. Lembre-se que caso você precise utilizar alguma ferramenta perigosa, ou até uma escada, de utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), como luvas, capacete, cintos, e assim se proteger de possíveis adversidades.

Pratique pintura

Pintar uma parede ou um móvel pode trazer mais vida para um ambiente da sua casa. Além de ser uma tarefa divertida, que pode reunir a família e amigos, pintar também ajuda a aliviar o stress do dia-a-dia. 

Antes de começar a pintar, certifique que a parede está em boas condições, sem rachaduras, infiltrações, umidade, que são causas de alguns problemas que precisam ser resolvidos antes de colocar a mão na massa, ok? 

É importante lixar as paredes antes de começar a pintar, para que, além de retirar algumas deformações na parede, a tinta tenha mais aderência, durabilidade e um bom efeito visual. Se não for lixada corretamente a superfície, a tinta vai descascar em pouco tempo, fazendo seus esforços serem em vão. 

Tome cuidado também para não pintar o que não precisa ser pintado. Mantenha sempre uma proteção no piso e retire objetos próximos da parede ou do objeto que será pintado. Utilize uma fita crepe grossa para proteger partes do acabamento, como os rodapés, tomadas e até bocais das lâmpadas.

Conserte paredes

Tem alguma parede na casa que te incomoda por conter alguma rachadura, uma parte descascando, um buraco de algum quadro que foi retirado ou um parafuso que não serve mais? Se sim, você pode resolver isso de uma maneira simples e rápida.

Caso o seu problema seja alguma rachadura, procure saber antes o motivo de ter aparecido essa fissura. Depois de identificar que não houve um esforço em excesso no local e que está seguro, podemos resolver o efeito visual. Utilize uma espátula com massa corrida e passe levemente sobre o local. Após secar utilize uma lixa e se precisar ainda pode ser aplicada uma tinta. 

Descascados podem ser arrancados com a ajuda de uma espátula. Após removê-los, umedeça o espaço e aplique uma camada de argamassa com o auxílio de uma desempenadeira. Depois de um dia, com a massa seca, pode pintar a parede.

Buracos na parede podem ser resolvidos como resolvemos o problema das rachaduras. Aplique uma pequena quantidade de massa corrida no local e raspe com uma espátula plástica. Se o buraco for muito pequeno, utilizar uma pasta de dente branca (se for aplicado na parede branca) pode resolver. Legal, né?

Consertar Móveis e Portas

Sabe aquele móvel que você não usa para nada? Que está parado em algum canto sem nenhuma utilidade? Você pode reviver ele e trazer mais vida para a sua casa com uma simples reforma. 

Móveis de madeira podem ser revigorados com uma camada de verniz. Passe a lixa por todo o objeto e retire o pó com a ajuda de um pano úmido. Após, aplique o verniz com um pincel lentamente, tomando cuidado para não deixar marcas com as suas cerdas.

Aproveite e aplique essa dica também nas suas portas de madeira. O procedimento é o mesmo do aplicado aos móveis, lixar, passar o pano e aplicar verniz com o pincel. O ideal é passar o pincel no sentido vertical, acompanhando a veia da madeira. Se conseguir retirar a fechadura e a maçaneta é melhor, se não for possível, passe uma fita crepe por cima.

Existe uma massa própria para portas que permite corrigir pequenos defeitos como cantos quebrados e lascas soltas. Uma vez aplicada a massa, a porta pode ser pintada e envernizada normalmente. Caso a porta esteja muito desgastada ou envergada, dificilmente podem ser recuperadas.

Iluminação

A iluminação é um item muito eficaz para mudar o aspecto de um ambiente e também traz a possibilidade de novas sensações. Aposte em cores mais amareladas nos quartos, que são ambientes de maior relaxamento. Substituta lâmpadas antigas por novas de Led, gerando uma maior economia de energia.

Também é legal inovar na parte de decoração com leds coloridos. Eles podem ser dispostos atrás de um móvel, dando um efeito bacana de iluminação, ou até fixados entre a parede e o teto, mudando a energia do lugar. Use a sua criatividade, luz e cores são apostas para mudar o visual e trazer mais brilho para aquele ambiente que você quer melhorar.

Mude e organize objetos

Por mais que pareça simples, mudar objetos de lugar e organizar de uma forma diferente pode causar uma mudança incrível na sua residência. Estude formas de dispor os móveis, podendo assim aproveitar melhor o espaço do seu ambiente.

Organizar objetos de decoração também é uma dica valiosa para trazer um novo ar para cada cômodo. Existem diversos conteúdos disponíveis na internet hoje que você pode se basear para mudar a aparência do seu cantinho.

Aproveite o novo visual

Depois de terminada uma reforma ou uma nova decoração que você trouxe e implantou, aproveite e aprecie todo aquele esforço que você colocou. Pode ser que não tenha ficado como você imaginava na primeira vez, mas com prática e paciência você vai melhorando suas habilidades e desenvolvendo sua criatividade.

Fazer as suas próprias reformas pode ser um hobby que vai te poupar custos e até te distrair. Colocar a mão na massa fica ainda mais fácil quando se tem as ferramentas certas. 

Caso você não tenha alguma ferramenta específica, material, ou até um EPI, considere avaliar nossas opções no site da Ferimport, aqui você encontra excelentes modelos para te auxiliar nas suas reformas, confira!