Pequenos reparos elétricos que você pode fazer sozinho

Em tempos de pandemia muitas pessoas ficam receosas quanto a contratarem algum profissional para resolverem algum problema dentro de suas casas. Por conta disso, a procura por soluções individuais estão cada vez mais comuns, ainda mais quando se trata de pequenos reparos ou consertos.

Vale lembrar que quando ocorrem danos mais sérios, e que necessitam de uma expertise a mais, não hesite em contatar um profissional especializado. 

Problemas elétricos são comuns de acontecerem, casos isolados podem ser resolvidos em poucos minutos, mas quando se trata de algo relacionado a rede, com riscos maiores, a recomendação é sempre aguardar o suporte técnico.

Como todo dono ou dona de casa vai alguma vez passar por algum percalço, afinal não é nada raro acontecer de consertar alguma coisa, nós trouxemos aqui algumas dicas práticas para auxiliar você nessa função. 

São reparos residenciais básicos que podem ser feitos sem grande dificuldade e vão te permitir economizar um valor significativo na mão de obra. Confira quais são e como proceder em cada um a seguir.

Como trocar a resistência do chuveiro sozinho

É habitual para quem lida com chuveiros elétricos uma vez ou outra trocar a sua resistência. Os danos nessa peça são causados por um desgaste natural ou uma alteração de tensão repentina, como um desligamento abrupto do aparelho. Também pode danificar a peça caso o funcionamento se dê em condições não favoráveis, como ligar a resistência sem água.

Primeiramente é interessante separar o que vai ser necessário para realizar essa função, tenha em mãos os seguintes materiais:

Passo a passo:

Caso não esteja funcionando, confira se a energia realmente voltou e se todos os passos listados foram seguidos corretamente (inclusive a ordem de ligação dos terminais).

 

Como instalar tomadas em casa

 

Por mais que pareça complicado, quando se fala de instalações elétricas, instalar ou trocar uma tomada é uma tarefa simples. A maioria das pessoas nunca chegou a abrir o espelho de uma tomada e nem chegou perto de trocar. Se você é uma dessas, isso muda agora.

Vamos separar o que vai ser necessário para realizar essa função, tenha em mãos os seguintes materiais:

Passo a passo:

Inicialmente é recomendado verificar a compra correta das tomadas, verifique se o modelo instalado, que será trocado, é de 10A ou 20A. 

Essas medidas de corrente são responsáveis pela espessura dos furos, tomadas com pinos comuns são de 10A, já equipamentos com uma maior potência geralmente acompanham uma tomada de 20A com pinos mais espessos.

Além de saber qual o valor correto da corrente, confira se a tensão de entrada é 110V ou 220V. Tomadas com 220V são mais robustas e geralmente de cores diferentes ou com algum tipo de aviso. 

Cheque também se existe possibilidade de instalação de uma tomada de três pinos, que trazem o cabo de aterramento e são mais seguras. Fique atento a isso pois é um passo muito importante para a ligação correta dos cabos.

Após ter em mãos os modelos corretos, proceda até o quadro geral e desligue a chave do cômodo em que se encontra a tomada a ser trocada. 

Se não houver um disjuntor individual para cada cômodo, desligue o geral, mas saiba que a casa ficará sem energia elétrica. Depois de desligar, coloque algo na tomada para garantir que ela está desligada.

Com a energia desligada retire o espelho da tomada (a tampa plástica com dois parafusos) com o auxílio da chave correta (fenda ou phillips). Você verá três fios, e se for uma tomada 110V, eles serão: um é a fase, um é o neutro e o outro é o terra (geralmente é o fio verde ou de cor diferente dos outros dois). Solte os parafusos que prendem os fios na tomada. 

Após retirar a tomada antiga, descasque aproximadamente 5mm da ponta de cada um desses três cabos, isso pode ser feito com o auxílio de um alicate ou um desencapador (se não tiver nenhum desses em mãos, pode usar um estilete, mas tome cuidado). Caso não tenha outra tomada para ser retirada, simplesmente faça o descasque dos fios.

Pegue a tomada nova que você comprou e desaperte os pinos que encaixam em cada um dos fios. Os espaços da ponta recebem os cabos fase e neutro, enquanto que no meio vai o fio terra. 

Depois de encaixar a ponta de cada um desses fios, aperte novamente os parafusos. Preste atenção se nenhuma parte descascada de um cabo está encostando nos demais, caso exista alguma rebarba, faça uma proteção extra com um pedaço de fita isolante.

Depois de encaixar os fios, fixe a tomada na caixa da parede e coloque novamente o espelho para dar o acabamento final. Confira se a peça foi bem colocada e não está frouxa na parede, se houverem parafusos, aperte-os. 

Por fim, ligue o disjuntor, ou chave geral, novamente e teste a tomada ligando algum equipamento nela. Fique atento à tensão da rede para evitar de queimar algum aparelho seu. Funcionando, a missão foi cumprida. Fácil não é? Por mais que tenham muitos detalhes, as próximas trocas serão cada vez mais rápidas.

 

Como trocar lâmpadas

Uma das tarefas mais comuns de acontecerem é a troca de lâmpadas. É habitual que esse item queime, ainda mais se forem lâmpadas antigas, com menor vida útil. 

A dica para quem vai trocar essa peça é substituir por um modelo mais econômico, preferencialmente de LED, que conta com boa iluminação e duração.

Por mais simples que pareça essa função, vamos levantar os seguintes materiais, não sendo necessários em todas as trocas, dependendo do local onde está alocada a lâmpada:

Desligue a chave geral ou a do cômodo, como um processo de segurança. Após isso, certifique antes que a lâmpada não está quente e nem quebrada, pois podem machucar as suas mãos ou causar algum acidente.

Caso a lâmpada esteja embutida em um bocal, retire com cuidado a peça, removendo os parafusos correspondentes. Depois desrosqueie a lâmpada queimada no sentido anti-horário, preste atenção e segure na base e não no vidro. Em seguida, rosqueie a lâmpada nova, girando no sentido horário, não aperte muito para não danificar a peça.

Após ter encaixado e conferido se está firme, coloque novamente o bocal, se for necessário. Ligue novamente o disjuntor, ou quadro geral, e confira se a lâmpada está acendendo. Se sim, maravilha, que haja luz. Fácil essa, não é?

Agora que você já está preparado para fazer os seus próprios reparos elétricos na sua residência, que tal contar com materiais e ferramentas que vão facilitar ainda mais o seu trabalho? 

Confira no site da Ferimport os Materiais Elétricos que são essenciais para qualquer instalação elétrica segura e bem feita, estamos te aguardando!