Em todo o Brasil, cada vez mais pessoas têm optado por abrir os seus próprios negócios – seja em busca de maiores retornos econômicos, mais autonomia, mais flexibilidade de horários, mais liberdade para agir, dentre tantos outros motivos que levam os profissionais a considerarem esse caminho.
Tendência nas mais diversas áreas de produtos e serviços, essa realidade também tem ganhado espaço no mundo da mecânica e dos serviços automotivos. Então, se você já pensou em abrir a sua própria oficina, provavelmente também já se perguntou: o que é necessário para dar o primeiro passo? E para manter o negócio funcionando?
Investir nas melhores ferramentas manuais, ferramentas elétricas e máquinas de última geração é fundamental para garantir o sucesso e a confiabilidade de qualquer oficina. Porém, para que a sua empresa possa crescer e conquistar cada vez mais espaço no mercado, é preciso estar atento a uma série de outros fatores – como organização, gestão, finanças e muito mais. Confira as dicas da Ferimport e fique por dentro desse universo!
1. Torne as finanças uma prioridade
Em maior ou menor medida, todos os negócios existem para dar lucro. E conseguir essa sobra ao final de cada mês envolve pensar em tudo, balanceando as quantias que entram e aquelas que você precisa despender para honrar os seus compromissos financeiros – desde as contas de água e luz até o pagamento consistente de um salário justo para os seus funcionários. Por isso, é fundamental que você:
- Faça um controle diário do fluxo financeiro da oficina e feche o caixa todos os dias, ao final do expediente;
- Analise os seus gastos e ganhos e estabeleça estratégias para aumentar as entradas e reduzir as despesas, sem diminuir a qualidade do serviço prestado;
- Crie planos de crescimento a curto, médio e longo prazo e compartilhe essas metas com a sua equipe;
- Pesquise a média de valores cobrados pelos concorrentes e garanta que aquilo que você cobra reflita, sempre, a qualidade oferecida pelo seu negócio;
- Seja racional e consciente quanto aos seus gastos, mas não tenha medo de investir (dinheiro e/ou tempo) em áreas que precisam de melhorias.
Inclusive, se o assunto é investir os seus recursos com inteligência, considere, em primeiro lugar, adquirir um software (programa de computador, como aqueles observados nos caixas de farmácias e supermercados) específico para a gestão da oficina. Acredite: vale muito a pena dar adeus à confusão dos papéis e boas-vindas à praticidade do digital.
Em segundo lugar, que tal fazer um curso básico de administração? Existem diversas empresas, organizações e instituições que disponibilizam aulas e materiais de forma digital e gratuita – ou com tarifas bastante acessíveis. Então, se você sentir que precisa se aprimorar nessa área, não tenha medo de dedicar alguns minutos do seu dia para isso. Afinal, conhecimento nunca é demais – ainda mais quando você está aprendendo a lucrar mais e a trabalhar melhor!
2. Valorize os seus colaboradores
A máxima “juntos, somos mais fortes” também vale para os negócios. Por isso, procure ouvir os seus funcionários, compreender as suas necessidades e estabelecer um diálogo saudável com eles – além de, é claro, oferecer um salário digno e pagá-los sem atraso todos os meses.
Quanto mais respeitados forem os seus colaboradores, mais motivados eles vão se sentir. Isso aumenta a produtividade do time, a qualidade do trabalho oferecido e a disposição de cada um a abraçar as metas da sua oficina – e a se dedicar para torná-las uma realidade.
Além disso, valorizando os seus funcionários, você também diminui a taxa de rotatividade da sua empresa, contribuindo para fortalecer a confiança dos clientes em relação à oficina. Isso porque, no fim das contas, eles poderão ter a segurança de que o mecânico que prestou um bom serviço em maio estará lá para prestar o mesmo serviço de qualidade em dezembro, também!
3. Invista em formas de divulgar e consolidar a sua marca
Nenhum negócio sobrevive sem uma boa comunicação. E, no século XXI, isso vai muito além do “boca a boca”! As pessoas precisam saber o que você faz, como faz, qual é o seu endereço, qual é o seu telefone, com quais marcas você trabalha, em quais serviços você se especializa…
Portanto, tenha certeza: contratar profissionais qualificados para criar uma identidade de marca para a sua oficina, além de divulgá-la nos meios online (como redes sociais, sites e blogs) e offline (como panfletos ou cartões de visita), não é dinheiro jogado fora. Muito pelo contrário!
Quanto melhor for a imagem pública da sua marca, mais pessoas sentirão que podem confiar nela e contratar os seus serviços. Além disso, com as estratégias de marketing corretas, a comunicação sobre os diferenciais de mercado chegará com sucesso a cada vez mais consumidores, trazendo retornos visíveis sobre esse investimento.
4. Ofereça o melhor aos seus clientes
Por último, mas jamais menos importante: os seus clientes merecem o melhor, sempre! E as estratégias para mantê-los satisfeitos com os seus serviços e fidelizá-los à sua marca passam por uma série de pequenas (e grandes) iniciativas que talvez você ainda não tenha considerado. Olhe só:
- Atendimento – Oferecer o melhor, é claro, envolve fornecer a melhor experiência de compra do início ao fim. Treine a sua equipe para atender bem os clientes, responder as suas dúvidas com precisão e estar sempre disposta a ajudar. Além disso, procure otimizar o tempo que os seus clientes precisam passar na oficina, tendo em mente que, assim como você e o seu time, eles provavelmente têm rotinas bastante atarefadas também. Ou seja: invista em agilidade, confiança e transparência.
- Organização e limpeza – Ainda que em toda oficina mecânica seja necessário lidar com produtos e equipamentos que podem sujar o ambiente, procure mantê-lo o mais limpo e organizado possível. Além de melhorar a imagem que os clientes têm quando chegam no local, isso também facilita o trabalho da sua equipe e colabora para a preservação e durabilidade das suas máquinas e ferramentas.
- Personalização – Manter um cadastro completo dos seus clientes é uma excelente opção não apenas para a administração das finanças, mas para personalizar a experiência deles também! Por exemplo: sabendo que o cliente X sempre compra a cera da marca Y, você pode enviar mensagens com ofertas exclusivas para ele, ou deixá-lo atualizado sobre todas as novidades dessa área específica. Atitudes desse tipo fazem os consumidores se sentirem especiais, fortalecendo a relação entre eles e a sua marca.
- Ferramentas de qualidade – Não há nada mais poderoso na hora de fidelizar a sua clientela do que oferecer a certeza de que sempre, em qualquer serviço, ela poderá contar com profissionais que utilizam as melhores ferramentas, as máquinas mais poderosas e a tecnologia mais recente do mercado.
Com mais de duas décadas de experiência no mercado e a liderança absoluta no comércio de máquinas, EPIs e ferramentas elétricas e manuais em toda a região Nordeste, a Ferimport é uma parceira e fornecedora na qual você pode confiar. Afinal, assim como você, nós também trabalhamos com excelência e dedicação para manter os nossos clientes sempre satisfeitos. Passe no nosso site e adquira os melhores produtos com descontos exclusivos – além da garantia de entrega no menor prazo possível.